sábado, 5 de novembro de 2011

Ateliê de artistas mirins II

Hoje aconteceu na nossa escola a X Exponinar - Exposição de Arte Infantil. Na ocasião, as famílias da Cantiga de Ninar prestigiaram as obras de arte confeccionadas pelos seus "pequenos grandes artistas". Ressaltamos que as educadoras planejaram as obras e auxiliaram as crianças, principalmente as mais novinhas. Quanto mais idade elas tinham, maior a autonomia na execução das obras. Mesmo com o auxílio, todas as obras de todas as turmas foram realizadas pelas crianças!

Confiram algumas obras expostas na X Exponinar:



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ateliê de artistas mirins

Promovendo a X versão da Exponinar - Exposição de Arte Infantil, a Escola Cantiga de Ninar visa colocar a arte em posição de destaque no seu cotidiano escolar, pois acreditamos que é importante aproveitar a curiosidade natural das crianças , a fim de oferecer-lhes diversos caminhos para a construção do conhecimento.

Pretendemos, na nossa Escola, criar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens das crianças. Quando uma criança concentra-se em um trabalho artístico, ela fala do mundo e com o mundo: a arte é um dos maoires meios de expressão do homem, desde a antiguidade.

"Poucos sabem (ou lembram) que, anterior à fala, o gesto constitui o meio primordial de expressão do homem e de sua comunicação com seus semelhantes. De grande importância, essa anterioridade verifica-se na evolução da humanidade, na história do alfabeto (fases pictórica e ideográfica precedendo a fase fonética), bem como no desenvolvimento progressivo da exteriorização destes "pequenos primitivos" que são as crianças. Prova disso? O registro gráfico do gesto chama-se desenho, com o seu complemento lógico: a pintura. E como todos sabem e podem verificar, o homem, espontaneamente, desenhara antes de escrever, repetindo-se o fato, eternamente e universalmente, em cada criança"
Jean-Pierre Chabloz